Automação Residencial – A Casa Inteligente

       Bandeira Brasil       Bandeira Itália       Bandeira Inglaterra       Bandeira França1       Bandeira Espanha1

Conceitos Básicos para Um Projeto de Automação

Casa AutomazioneO mercado de automação residencial está crescendo em todos os países , e a tendência de acordo com especialistas , é que o conceito atinga cada vez mais grandes segmentos no desenvolvimento tecnológico da construção civil. Na automação residencial, o conceito de integração entre os diferentes sistemas permite um maior conforto, comodidade e segurança em residências. Para interligar sistemas diferentes como, segurança , iluminação, áudio e vídeo, centraliza se um unico gestor. Assim, em vez de haver equipamentos independentes e autônomos, eles ” falam  entre si “, permitindo a otimização de comandos nos seus desempenhos. Um exemplo – o proprietário acessa um dispositivo de biometria ( reconhecimento de sua impressão digital da pessoa autorizada ) e uma porta se abre. Automaticamente, o som ambiente é ligado e o caminho para a sala é iluminada .

figCasa inteligente

Os fabricantes de hardware oferecem um módulo central que permite a comunicação com outras pessoas na mesma casa. Isso ainda não é muito comum e requer mão de obra qualificada para sistemas integradores residenciais. É necessário um projeto coordenado envolvendo software e hardware muitas vezes. Um dos elementos chave que o arquiteto deve aprender sobre automação residencial é que o hardware tem que ter uma ligação entre a “central de automação e conectividade “.

Outra informação importante, é a maneira pela qual os cabos estarão ligados. Um elemento que pode facilitar ou dificultar a manutenção e operação dos serviços automatizados. Neste contexto, a automação central deve sempre ocupar uma posição central. Também é necessário, cabeamento estruturado e devem ser configurados em uma tipologia em forma de estrela, em vez da tipologia de anel convencional. O mesmo se aplica às instalações elétricas . Tudo isso leva a uma economia de cabos, maior flexibilidade do sistema , facilidade de modificações e adicionar um novo equipamento e/ou software.

Mas o que fazer quando você quer introduzir o conceito de automação em edifícios antigos que não foram projetados dessa maneira ? Neste caso, é possível usar tecnologias sem fio ( wireless ) , sendo ideal para retrofit. De acordo com esse conceito, é possível acessar a Internet sem a necessidade de conectar os cabos de rede ou sistemas de controle, tais como iluminação e ar condicionado acionados. Embora inovador, o ideal é que o sistema de controle sem fios é complementar à rede fixa, com conjunto de cabos estruturados , sempre que possível .

Quanto à transmissão de dados e distribuição de Internet, os cabos estruturados proporcionam mais segurança e mais rapidez na transmissão wi -fi ( transmissão de dados sem fio). Além disso, os cabos estruturados vão muito além do computador. As tecnologias sem fios estão sujeitas à influência de elementos metálicos na estrutura do concreto, que podem atuar como barreira à propagação das ondas. Para resolver esta situação , existem sistemas que transmitem ponto à ponto até que eles cheguem ao seu destino.

Além do conforto e conveniência, a automação residencial prolonga a vida útil de produtos como lâmpadas e gera economia. A unidade através da automação da iluminação é uma das principais tendências em arquitetura. Depois disso, a iluminação não é simplesmente para determinar os pontos de luz, mas para criar situações de luz.

É uma indústria que requer constante atualização de arquitetos e profissionais da construção civil.

By Archsette

2 comentários Adicione o seu

    1. archsette disse:

      Olá! Obrigada pelo seu comentário! Vi teu site. Muito bom e específico na área de automação. Onde vocês estão no Brasil?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s